- Victor Simonelli
A busca por desempenho ainda mais presente em 2020
Em 2019, dois técnicos estrangeiros vieram para o Brasil, e fizeram um ano com o saldo inegavelmente positivo. Os dois Jorges, Jesus e Sampaoli, um é português e o outro argentino. Um pelo Flamengo, outro pelo Santos.
Na onda dos estrangeiros, o Internacional em 2020, anunciou a contratação de Eduardo Coudet. Técnico argentino, com passagens marcantes por Racing e Rosário Central, equipes argentinas. O hermano desde o começo do ano vem tendo seu trabalho enaltecido pela mídia.

Na contramão disso, temos os clubes de São Paulo. Corinthians, Palmeiras e Santos, já trocaram seus técnicos nessa temporada. Corinthians e Palmeiras fizeram a final do Campeonato Paulista de 2020. Pelo lado alvinegro, Tiago Nunes era o técnico. Com passagem pelo Athlético Paranaense, o treinador veio com a missão de mudar a forma de jogar da equipe do Corinthians.
Pelo lado do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo. Técnico consagrado no cenário nacional, com um currículo de fazer inveja a muitos técnicos, é um dos treinadores com maior currículo do mercado atual de técnicos brasileiros. Mesmo em lados opostos, Tiago e Vanderlei, tem algo em comum. Foram muito cobrados por mídia, torcida e diretoria, pelo fator desempenho.
Tiago Nunes não conseguiu implementar seu estilo no time do Parque São Jorge. Ao longo de sua passagem no Corinthians, o treinador teve seu desempenho a frente da equipe paulista, muito abaixo do esperado. Foi demitido, após um revés diante do maior rival, na Neo Química Arena, casa do Corinthians.

Vanderlei Luxemburgo, teve um aproveitamento de 60% a frente do Palmeiras. O grande questionamento durante toda a sua passagem, além do nível de jogo praticado pela equipe do Palestra Itália, a crítica em cima do trabalho realizado pelo treinador, é também pela alta quantidade de empates, durante toda a passagem dele pelo Palmeiras ao longo do ano.
O Santos, na contramão, buscou no português Jesualdo Ferreira, no começo do ano, algo parecido com o que teve com Jorge Sampaoli em 2019. Um time que jogava bem a maioria dos jogos, e que tinha como marca principal, a busca a todo momento pelo ataque. Ao longo do ano, viu que o treinador não surtiu efeito e fez a troca do comando técnico por Cuca, que vem apresentando resultados melhores na equipe da Baixada.

A mais recente troca do comando técnico dos clubes em São Paulo, ocorreu no Palmeiras. Hoje, dia 15/10/2020, o clube não se manifestou sobre o anúncio do novo técnico. Gabriel Heinze, ex técnico do Velez Sarsfield, equipe argentina, e Miguel Angel Ramirez, técnico do Independiente Del Valle do Equador.
Agora, o que cabe ao Palmeiras, na humilde opinião de quem vos escreve, é analisar e chegar no melhor custo benefício para o que pretende a equipe palestrina no ano, com três competições a disputar, e uma delas, o sonho de consumo da torcida, a Copa Libertadores da América.