• Victor Simonelli

Corrida eleitoral - Marina Silva

Na última postagem, falamos sobre o candidato do Partido Novo, João Amoêdo. Hoje falaremos um pouco sobre a história de Maria Silva, a candidata do partido Rede Sustentabilidade.


Candidata Marina Silva em discurso público. Fonte: Carta Capital.

Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima nasceu em Rio Branco (AC), no dia 8 de fevereiro de 1958. Graduada em História pela Universidade Federal do Acre, desenvolveu seu interesse pela política e filiou-se ao Partido Revolucionário Comunista, que abrigava-se no Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 1988, Marina Silva conseguiu seu primeiro cargo político, vencendo a eleição para vereadora de Rio Branco. Dois anos depois é eleita deputada estadual e em 1994, senadora da República. Ao vencer a corrida eleitoral por um cargo no senado, torna-se a mulher mais jovem a conseguir o cargo aos 36 anos de idade.


Marina Silva na bancada do Jornal Nacional. Fonte: G1.

Em 2002, Marina aceita o pedido de Luiz Inácio Lula da Silva e assume o Ministério do Meio Ambiente, ficando no cargo até 2009. No mesmo ano, trocou de partido. Saiu do PT para o Partido Verde (PV). No ano seguinte disputou as eleições para a presidência do país.

Marina obteve mais de 19 milhões de votos, sendo a terceira melhor colocada entre os concorrentes no primeiro turno. Em 2014, sai candidata pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), após a morte de Eduardo Campos. Dessa vez conseguindo um pouco mais de 22 milhões de votos.


Lula e Marina Silva juntos em discurso presidencial. Fonte: Folha Política.

Marina é uma das que vem com maior força nessa corrida eleitoral. Pesquisa do Ibope aponta ela, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro como os líderes nas intenções de voto.

O que mais me chamou a atenção entre as propostas colocadas por Marina Silva, é a questão de saneamento básico. Investindo forte na resolução do problema e incentivando as Parcerias Público-Privadas do capital estrangeiro.

Segue o link para leitura com as propostas da candidata do Rede: https://marinasilva.org.br/wp-content/uploads/2018/08/MS18-Diretrizes-Marina-Edu.pdf .

3 visualizações
REDES SOCIAIS:
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social