• Victor Simonelli

Lançamento de livro em São Paulo reúne familiares e amigos do ex-técnico José Teixeira

No dia 04 de setembro houve o lançamento do livro “Técnico de futebol: Herói ou vilão?!” no auditório do Museu do futebol, localizado dentro do estádio do Pacaembu em São Paulo. O evento que contou com a apresentação de Celso Unzelte e o filho do professor Teixeira, Júnior Teixeira, teve também a participação de inúmeros amigos e familiares do ex-técnico.

José de Souza Teixeira, faleceu em 13 de abril de 2018, aos 82 anos, em São Paulo. O profissional passou por grandes clubes do nosso futebol. Ao todo foram 19 clubes na carreira. Teve passagens por São Paulo, Barretos, Corinthians, Noroeste, Bahia, Millionários (Colômbia), Guarani, Al Nasr (Arábia Saudita), Al Shabab (Emirados Árabes), Universitario de Lima (Peru), Taubaté, Tokyo Gaz (Japão), Coritiba, Novo Horizontino e Santos.


Mediadores da apresentação, Celso Unzelte (esquerda) e Júnior Teixera (direita).

O professor iniciou sua carreira no futebol como preparador físico no São Paulo, time comandado por Vicente Feola, primeiro técnico campeão mundial com a nossa seleção. Além disso, teve participação na campanha que colocou um fim ao jejum de 22 anos de títulos do Corinthians, em 1977, como preparador físico do time de Osvaldo Brandão. Além da vida esportiva, Teixeira era muito estudioso. Com seis diplomas ao longo de sua vida, também deixou mais dois livros como legado. São eles: "A história de um tabu que durou 22 anos" e "50 anos por dentro do futebol".


Homenagem da última edição da revista do Ituano. Clube do interior de São Paulo.

Para finalizar, fica aqui a admiração de alguém que não teve a oportunidade em conhecê-lo. Mas, que sensibilizou-se pela história do professor, relatada pelos amigos na palestra. Mais do que isso, fica o agradecimento pelo legado. Descanse em paz, Professor Teixeira. E tenha certeza que seu legado não será em vão. Em tempos de desvalorização do patrimônio cultural do nosso país, o livro veio para contrapôr este momento.

Deixo aqui o PDF com o livro completo para a leitura do livro “Técnico de futebol: Herói ou vilão?”:

http://professorjoseteixeira.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Treinador-de-Futebol-Heroi-ou-Vilao-WEB.pdf


#historiaesportiva #joseteixeira #tecnico

16 visualizações
REDES SOCIAIS:
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social