• Victor Simonelli

Sai Valverde, entra Setien. Uma mudança necessária

Atualizado: Jan 18

Quique Setien, técnico espanhol de 61 anos, que comandou o Bétis por duas temporadas e meia(2017/2018, 2018/2019 e metade da atual), é o novo técnico do Barcelona. Ernesto Valverde foi demitido após um dia intenso de reuniões entre a alta cúpula catalã no Camp Nou e no CT do Barcelona.


Mas, o que fez a equipe catalã apostar em um técnico que, até o momento, não trabalhou em equipes de uma exigência grande, foi uma mudança de estilo de jogo. Ernesto Valverde possui ótimos números no comando da equipe catalã. Deixa o comando da equipe catalã com três derrotas em dois nacionais conquistados.


Porém, o pecado de Ernesto Valverde é a reação da equipe com situações adversas e placares altos contrários a equipe do Barcelona. Coisa que, esse elenco, convive desde a o revés diante da Juventus, em Turim, por 3x0, pela UEFA Champions League, na temporada 2016/2017. Curiosamente, a última do trio MSN(Messi, Suárez e Neymar). Na volta, um 0x0 nervoso e sem criatividade do elenco catalão em sair de uma situação adversa.

Messi lamenta revés diante do Liverpool. Foto: Barstool Bets.

Nas temporadas seguintes, já com Valverde, perdeu a vaga para a semifinal da Liga dos Campeões na temporada 2017/2018 para a Roma. Uma equipe que com Alisson e Dzeko como grandes destaques, depois de sair do Camp Nou com 4x1 para o Barcelona, reverteu a situação com o placar de 3x0 para a equipe italiana, e se classificou à semifinal para enfrentar o Liverpool.


O clube inglês, também fez parte da trajetória de Ernesto Valverde. Após um 3x0 do Barcelona no Camp Nou, na temporada 2018/2019, com show de Messi, a equipe catalã não soube segurar o resultado e sofreu o revés em Anfield, estádio do Liverpool, perdendo a vaga para a final da Liga dos Campeões por 4x0.


Repito: Ernesto Valverde possui ótimos números pela equipe da Catalunha. Mas, sua postura diante revés contra adversários mais fortes, foi o fator determinante para sua queda.

Setien tem como proposta um jogo fluído por maior pressão ao adversário. Um jogo “mais ofensivo”. Por hora, Setien tem alguns desafios. São eles: quem substituirá Luisito Suárez, recém operado por problema no menisco direito? Dembelé é o indicado para a vaga? Ansu Fati ganhará mais oportunidades? E na zaga? Qual a dupla titular?

Quique Setien. 61 anos, é o novo técnico do Barcelona. Foto: DAZN Services.

Questionamentos que agora, farão parte da vida do novo técnico catalão. Quique Setien assinou contrato até junho de 2022. Nessa temporada, mesmo com a troca de técnico, vejo o Barcelona como um dos favoritos a Champions League.

Setien mais do que espantar esse “trauma recente” de não virar jogos, tem que fazer com que os demais possam ajudar Messi a levar o Barcelona ao sexto título da Liga dos Campeões, grande objetivo do clube.

95 visualizações
REDES SOCIAIS:
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social