• Victor Simonelli

Xenofobia implícita também no futebol

Atualizado: 30 de Jul de 2018

O debate da entrada de imigrantes na Alemanha, é um tema que consiste no plenário e gera divisão entra a população alemã.

Domingo tivemos o pronunciamento de Mesut Ozil anunciando a aposentadoria da seleção. Três textos longos que causaram enorme polêmica e geraram inúmeras críticas ao atleta.

Na véspera da convocação da Alemanha para a Copa, ele e Ilkay Gundogan foram repreendidos publicamente pelo presidente da federação alemã (DFB), Reinhard Grindel e do coordenador da seleção, Olivier Bierhoff, por uma foto com o presidente turco, Recep Erdogan.



Grindel alegou não ser uma boa coisa que os jogadores se deixem ser explorados por essa campanha eleitoral. Já Bierhoff, disse que não apoiariam a situação e que discutiriam com os jogadores sobre a postura de ambos.

Ozil nasceu em Gelsenkirchen, cidade que fica localizada no estado de Nordrhein-Westfalen, região noroeste da Alemanha. Filho de pais turcos Ozil nunca escondeu a dupla cidadania. Defende a tetracampeã mundial desde 2006 nas categorias de base.

Em uma de suas publicações da carta com três páginas, Ozil critica veementemente Grindel. Lembrando que o mesmo quando era parte do parlamento alemão, em 2004, reclamou do multiculturalismo alegando que o mesmo era uma “mentira duradoura”.


Ozil sendo parabenizado no twitter oficial da Copa do Mundo pela carreira na seleção alemã. Fonte: Twitter oficial da Copa do Mundo.

Em 2015 ataque de refugiados a mulheres alemãs na virada do ano fez com que Merkel repensasse sobre o acolhimento aos imigrantes. Além disso, no início de 2016 o aumento de crimes no país subiu junto com o número de imigrantes.

Esses são dois casos que ajudaram a chegar neste ponto para Ozil. Gundogan pode sofrer retaliações também com o caso.

Porém, fica a opinião de quem escreve neste humilde blog. Ozil foi grande ao manifestar sua posição e indignação política. Quem dera tivéssemos algum atleta com o mínimo de vontade em pronunciar-se sobre algum questionamento da política nacional. Vontade ou até conhecimento. Infelizmente, atletas assim são raros.

49 visualizações
REDES SOCIAIS:
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social